top of page

ANTOLOGIAS – Possibilidades para o começou e/ou desenvolvimento da carreira do novo autor.

                                por Rô Mierling

 

Em certo momento uma história surge, uma poesia, um conto, um romance. Surge na mente e pede para ser escrito, desenvolvido e publicado. Então a pessoa percebe a estrada da literatura em outro prisma: pelo lado de dentro. E o talento aflora e os desejos de começar a se desenvolver como escritor pulsam com mais força.

Como então começar a carreira de escritor ou como desenvolve-la com mais afinco em um cenário competitivo?

Nesse ponto surgem as chamadas antologias, que podem dar uma grande possibilidade ao novo autor. Antologias ou coletâneas de contos, crônicas ou poesias são seletivas que lançam editais com regras para a publicação de textos em variados temas ou ainda tema livre.

Não tendo caráter de concurso literário gratuito, em geral, as antologias geram livros no sistema “colaborativo” onde cada autor selecionado contribui com uma “cota” que na verdade é um valor determinado no edital e com essa contribuição a editora paga os custos da publicação e envia livros a cada um dos autores.

Os valores de contribuição de cada autor custeiam ISBN, edição, diagramação, revisão, criação de capa e contracapa, impressão, marketing da obra e muito mais.

Nesse cenário abrem-se inúmeras portas para novos autores que nem sempre encontram oportunidade de publicarem, em livro físico, seus textos ou seus escritos. Antologias são ainda oportunidades para desenvolvimento do autor que vai acrescentando em seu currículo/biografia literária novas publicações que, por sua vez, gera atenção da mídia literária e de editoras, que percebem o desenvolvimento do autor por meio da quantidade de publicações através dos anos.

Pagar para publicar? É UMA POSSIBILIDADE. Porque mediante a quantidade de novos autores que a cada dia surgem no Brasil, não existe espaço para todos nas prateleiras das livrarias e nas mesas das editoras que publicam de forma tradicional, portanto, é necessário se destacar, publicar, criar uma biografia literária de base, onde as coletâneas/antologias são a estratégia do momento.

Sendo novo autor, natural que ele não tenha público suficiente para ser publicado em seu primeiro texto em uma grande editora, porque a publicação tem MUITOS custos, o que significa investimento que rara editora fará em que não tem público suficiente para gerar retorno.

Portanto, estratégias de publicação como e-books, Amazon, Wattpad e principalmente antologias que possuem ISBN em formato de livro físico, geram SIM um enorme retorno de visibilidade, marketing literário e principalmente bagagem para o autor se aproximar mais e mais do seu sonho de ser publicado em grandes editoras.

 

E qual editora o novo autor deve escolher para publicar em antologias? Sendo essa uma estratégia cada vez mais usada, muitas editoras abrem seletivas, portanto, sugere-se atenção ao retorno que a editora dá aos autores de antologias, como marketing literário, lançamento presencial da obra, sem deixar de lado o perfil gráfico dos livros (papel, diagramação), o valor cobrado por participação, destaques nacionais e internacionais aos livros e futuras oportunidades geradas pela preferência do autor por editora X ou Y.

 

Lembrando: obrigação de comprar exemplares ou pagamento de cota, é em teoria final, a mesma coisa – o autor investe e a obra é lançada. O que importa é verificar o histórico da editora, quantas antologias já publicou, a idoneidade do organizador e a qualidade final da obra.

AINDA TEM DÚVIDAS? ARRISQUE-SE! EXPERIMENTE!

Publique em antologias/coletâneas e comece ou desenvolva sua carreira na literatura brasileira.

bottom of page